top of page
Mata Atlântica
É uma das mais belas e ameaçadas florestas tropicais do planeta. Estende-se por 17 estados brasileiros, além da Argentina e Paraguai. No Brasil foi fragmentada e reduzida a menos de 8% de sua área original. Ainda que tão reduzida, a Mata Atlântica detém recordes de biodiversidade com até 450 espécies de árvores por hectare e mais de 8.000 plantas já identificadas. A fauna, uma das mais diversas do mundo, inclui 185 (ou seja 70%) das 265 espécies consideradas ameaçadas no Brasil.
A degradação mais intensa ocorreu na região Nordeste do Brasil, onde já não existem mais grandes extensões bem preservadas de floresta. Já nas regiões Sul e Sudeste, ainda podem ser encontrados grandes blocos com matas contínuas e preservadas. A maior parte destes grandes blocos de mata encontram-se protegidos na forma de unidades de conservação.
A floresta exerce importantes “serviços ambientais” como a regulação do clima, a produção de água, o sequestro de carbono além de oferecer recursos florestais para importantes áreas da economia.
Os ecossistemas e ambientes existentes na zona costeira do Brasil, representados pelas unidades de conservação, estão integradas ao zoneamento da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA). A qualidade de vida de milhões de pessoas no Brasil depende, direta ou indiretamente, da capacidade dos ecossistemas marinhos e costeiros em continuarem provendo os recursos naturais e serviços ambientais necessários.

bottom of page